Nas primeiras semanas de Novembro de 2013, um dos tufões mais fortes da história humana devastou muitas das Visayas, na parte central das Ilhas Filipinas.
Milhares de pessoas morreram, milhões ficaram refugiados. Uma parte de equipe da Fórmula Fluente (inclusive eu) estamos aqui nas ilhas Filipinas, e eu me encontrei nas Visayas quando o Tufão atingiu o país.
Graças a Deus nós estamos bem, mas muita gente, principalmente na província de Leyte, passou por um período muito difícil, sem comida ou água limpa e sem energia.
James, um amigo dos Estados Unidos, alugou um avião e comprou comida, água e geradores de eletricidade para ajudar as pessoas mais carentes, principalmente em Tacloban, declarada “cidade morta” após o Tufão, uma cidade praticamente borrada do mapa.
A gente decidiu doar 10% das vendas do nosso curso VIP durante esse período para ajudar o projeto do James. A esposa dele vem de Tacloban. Ela sobreviveu, porém caiu durante o tufão e perdeu o filho ainda não nascido.
Vários amigos meus perderam todos os parentes que moraram na região. Outros sobreviveram e conseguiram um voo a Manila, onde ficaram refugiados.
O James e o projeto dele saiu nas notícias aqui, e a linha aérea “Cebu Pacific” deixou ele voar grátis, por conta da ajuda humanitária.
9 dias depois do Tufão, no dia 17 de Novembro, ele me enviou a seguinte mensagem:
“A emergência em Tacloban passou. O problema dos refugiados e os problemas econômicos vão continuar, mas Tacloban será reconstruído. Eu acho que a melhor coisa que a gente conseguiu fazer é liderar pelo nosso exemplo, comprando abastecimento. Outros viram e doaram também.”
Aqui estão fotos e vídeos que o James conseguiu tirar durante o nosso projeto:
Agradecemos a participação de todos os alunos da Fórmula Fluente que nos apoiaram financeiramente ou com as suas palavras encorajadoras.
Muito obrigado!