• Back To Membros Home
  • Comunidade Japonês

    Aqui você pode trocar dicas e recursos com outros Formulafluentinos VIP que estão no caminha com você e estuando JAPONÊS. Vocês podem se ajudar mutuamente, ou trocar dados de contato para estudar ou praticar a conversa juntos… Crie uma postagem aqui:

    Leave A Reply (45 comments so far)

    1. 1
      Rodrigo Morioka says:

      Moro no Japão a dois anos e meio. Não posso dizer que sou fluente, pois ainda falta muito com relação a leitura. Mas tenho bons conhecimentos e experiencias que posso compartilhar e ensinar.
      Procurem no youtube o canal Nihongo no mori, é uma escola de japonês e as aulas são ministradas apenas em japones. Comecem pelo N3, tanto o video de vocabulário como o de gramatica.

    2. 0
      Rodrigo Morioka says:

      Moro mo Japão a dois anos e meio. Não posso dizer que dou fluente, pois ainda falta muito com relação a leitura. Mas tenho bons conhecimentos e experiencias que posso compartilher e ensinar.
      Procurem no youtube o canal Nihongo no mori, é ima escola de japonês e as aulas são ministradas apenas em japones. Comecem pelo N3, tanto o video de vocabulário como o de gramatica.

    3. -1
      Floriano Pereira says:

      Konban wa :)
      Meu nome é Floriano, estudei japonês por pouco tempo, mas pretendo retornar.
      Em breve estarei por aqui aprendendo.
      Abração.

    4. -2
      josé carlos barbosa dos santos junior says:

      Olá pessoal eu estudo japonês a algum tempo mais tem sido frustrante pois ainda não consigo sair praticamente do zero, espero aprende de verdade com esse método pois é um sonho que quero realizar antes de morrer kkkk ” eu não estou morrendo “kkk . Então até mais galera.

      • -2.1
        Floriano Pereira says:

        kkkkkk.
        Você vai conseguir, Carlos :)
        Eu comprei um livro bem legal, que foi o de “aprender japonês em história em quadrinhos”, aí é bem divertida a leitura. Até desenhei os caracteres do hiragana e katakana na parede do meu quarto, rsrs.
        Abraços, bons estudos.

        • -2.1.1
          josé carlos barbosa dos santos junior says:

          Valeu essa semana tá meio corrida, mas já comecei a estudar novamente espero quê com o apoio de todos vocês possamos fazer o nosso caminho até a fluência o mais curto e divertido possível e sempre fazendo novos amigos, valeu conto com a ajuda de todos vocês e conte comigo também pessoal.

    5. -3
      Poliana Silva says:

      Olá Turma!
      Cheguei agora e sou totalmente iniciante no japonês, mas já venho fazendo algum progresso desde que comecei a aplicar as técnicas do Frank.
      Talvez alguns de vocês já saibam ou talvez já até tenham postado esses links aqui, mas tenho encontrado sites bacanas que estão me ajudando muito no aprendizado da língua.

      >> Para aprender HIRAGANA (ひらがな)e KATAKANA (カタカナ):

      http://realkana.com/

      http://learnjapanesepod.com/kana-invaders/ (esse é pra quem gosta de aprender jogando – exercícios divertidos)

      >> Para aprender vocabulário: (eu gosto de explorar os sites em japonês para aprender novo vocabulário)
      Nesses links encontrei muitas lições com áudio, vídeo e até traduções (tem me ajudado muito).

      https://www.erin.ne.jp/pt/lesson01/index.html

      http://www3.nhk.or.jp/lesson/portuguese/

      http://www3.nhk.or.jp/news/easy/
      (este é um site de notícias fáceis japonesas. Ele é todo em japonês, então me da a oportunidade de forçar mais um pouquinho no aprendizado e inclusive comecei a aprender meus primeiros KANJIS).

      Como auxilio para entender os Kanjis e até mesmo o hiragana e katakana, uso uma extensão no navegador que me ajuda muito. É o aplicativo RIKAICHAN (para mozila firefox) ou o RIKAIKUN (para google crhome). Bem esses aplicativos funcionam como um dicionário do japonê para o inglês (e não se preocupem se não souberem bem o inglês, pois eu também não sei muito bem, mas ainda assim me ajuda muito). com esse aplicativo ativado em seu navegador, basta passar o cursor do mouse sobre a palavra que não conhece que verá o significado e até alguns tópicos de gramática.

      Pra finalizar tem um link que gosto para os momentos de me divertir e ao mesmo tempo estar em imersão total. São alguns dos melhores canais de TV japonesa.

      http://mov3.co/

      Por enquanto é só. Espero que gostem. e em breve espero poder ter mais dicas pra compartilhar com vocês. Assim como tenho aproveitados as dicas que encontro aqui na comunidade.

      Grande abraço a todos e bons estudos!!!

    6. -4
      Ruan dos Santos Azevedo says:

      Prazer!!!
      Meu nome é Ruan, estou aqui para aprimorar meus estudos de japonês que venho estudando por uns 3 meses e acredito está fazendo progressos consideráveis. Já falo inglês fluentemente, inclusive trabalhei alguns anos em cursos tradicionais na minha cidade. Tem muita material interessante de japonês online e gratuito que não conhecia… vou passar aqui com mais tempo para dividir com vcs. É basicamente isto.

    7. -5

      はじめまして私の名前はエリゼウですよろしくお願いします。Prazer, meu nome é Elyseu.
      Tudo certo ?? Venho aqui facilitar seu aprendizado no Japonês como agradecimento pelo
      grande curso que é o farol, Obrigado Frank! ありがとうございます。Consegui materiais na internet de muita qualidade onde aplico meus estudos na língua Japonesa usando os métodos do farol. Meu objetivo neste post é aumentar a qualidade desta comunidade no idioma Japonês”日本語” .
      Se a sua pergunta é , qual a primeira coisa a se fazer para estudar japonês eu diria .
      Leia o livro Desvendando a Língua Japonesa! Ele tem explicações sobre o idioma, os alfabetos, as estrutura gramaticais, os verbos, as conjugações, os tempos, é extremamente completo – Link no final ;
      Digite seu e-mail que o download sera liberado . Seu e-mail sera capturado e você receberá mais excelentes dicas de Japonês ; Este site é um guia muito bom e especifico para língua Japonesa.

      Desvendando a Língua Japonesa – http://aulasdejapones.com.br/livro/?ref=L2008665L

      Hiragana in 3 hours – “Está em Inglês” Você deveria aprender Inglês também! :)
      https://www.youtube.com/watch?v=EKh9MQOaZ7I&list=PL9996328671373B95

      Katakana in 3 hours – “Está em Inglês”
      https://www.youtube.com/watch?v=QG8vyoTWmwg&list=PL8C57C128D45BEDED

      Canal no youtube – https://www.youtube.com/user/aulasjapones

      Obs: Não perca meses aprendendo Hiragana e o Katakana, é normal você demorar mais para aprender o Katakana . Mas no entanto um tempo confortável é 1 semana para cada alfabeto, se esforçe ! 頑張ってください。

      Outra dica, leia mangas em japonês, eles vem com furigana “ふりがな” , escrito em hiragana acima a leitura dos kanjis” , também possuem linguagem do dia a dia e agregam no seu vocabulário ;

      Veja animes, doramas, clipes musicas, rádio, TV, etc .. Ajudam você a pegar o ritmo da fala e a pronuncia correta .

      Sobre a gramática : Esqueça a gramática portuguesa ao estudar gramática japonesa, são dois idiomas totalmente diferentes, abra a mente e não se pergunte porque é assim, é assim, ponto final. E provavelmente não vai mudar nos próximos séculos. O que me impressiona e me encanta no japonês é exatamente o fato de ser o oposto a tudo o que nós ocidentais conhecemos, tanto no idioma como também na cultura.

      Bons modos: Não ignore as partes formais e estude como ser educado no japonês, você muda o jeito que fala para determinada pessoa, devido a idade, sexo e hierarquia, tome cuidado e não faça feio . :D

      Este canal no youtube : Explica várias nuances e formalidades do Japonês :
      https://www.youtube.com/user/faleemjap0nes

      “Kanjis” ou “ideogramas”: São numerosos mas não se desespere pequeno leitor, existem apenas uma forma de aprendê-los e é .. Usando-os ! Você nunca deve ignorar a ordem dos traços, aprenda a escrevê-los corretamente ou serão só rabiscos ;
      Pratique até que internalize eles e possa usa-los no entanto não fique medindo seu Japonês pelo números de Kanjis que você conhece, até porque existem leituras diferente e se você perguntar a um Japonês quantos kanjis ele sabe, ele irá responder que não faz ideia .
      Escreva eles várias vezes, até decorar, um bom macete é tentar ler o máximo de kanjis que puder, para que possa usufruir do Japonês e não se sentir desmotivado. Aprenda no começo, as principais leituras e é o suficiente . Existem em torno de 2000 kanjis considerados necessários para ler revistas e jornais mas como você aprendeu na fórmula, 20% trazem 80% , então se você aprender em torno de 500 kanjis vai ter um nível legal de Japonês .. Os Japoneses não sabem todos os kanjis e quando o kanji é muito trabalhoso ou pouco usado eles escrevem em hiragana para facilitar a compreensão .

      Pratica : Use o sharedtalk.com e fale com os nativos, nada compensa a pratica !

      Enfim vou terminando por aqui, queria escrever muito mais mas estou sem tempo e não lembro tudo no momento, então se ter algum problema com os links, ter alguma duvida pessoal ou simplesmente quer praticar Japonês ou Inglês –
      mande e-mail : elyseuschenkel@gmail.com
      ou contate: https://www.facebook.com/elyseu.schenkel

      Obrigado ! abraço.

      またね, bye.

    8. -6

      Frank, tudo bem? Eu fiz um curso ha anos atrás, e em quatro meses eu aprendi a falar algumas coisas e também aprendi a ler e escrever o hiragana…, mas como eu acho a escrita do katakana mais bonita, e eu não estava mais fazendo o curso que se chama “Kumon”, decidi comprar um poster de katakana e colei na parede do meu quarto, e todos os dias eu lia esse poster, e quando saia pelas ruas lendo quase tudo, tanto em hiragana ou em katakana, e quando não conseguia ler, chegava em casa e ia correndo ver as que eu não tinha conseguido ler! Mas tem um problema,e creio que você pode me ajudar, pois sei ler e escrever, só os kanjis que me perco, mas mesmo assim leio e escrevo bastante kanji, mas o grande problema é que TENHO DIFICULDADE PARA FALAR! Me ajude por favor Frank! Abraço e muito obrigado.

      • -6.1
        Frank Florida says:

        Nilton, parece que está no caminho certo. Geralmente, o Frank recomenda começar pelo romanji. Assim você consegue decorar muitas palavras e já consegue formar frases e começar a fazer todos os exercícios. Depois, quando você já decorou muitas palavras, inclusive pronúncia etc., você pode acrescentar os outros três alfabetos.

        Comece pelo hiragana e katakana, que são mais fáceis. Aí você decora cada letra como se fosse vocabulário. Logo, você começa a decorar os Kanji. O melhor jeito de fazer isso é através de mnemônicos (tem muitos na internet… simplesmente procure “kanji mnemônicos” ou se você já fala inglês, “kanji mnemonics”.

        Também assista esse vídeo: http://screencast.com/t/UcAzCBL8WOwP

        Essa resposta tira as suas dúvidas ou você tem uma dificuldade mais específica com a “fala”? O Frank também vais mais a fundo nesse assunto no módulo 5.

        Nilton, caso ainda tenha dúvidas, por favor nos escreva novamente. Abraço!

    9. -7
      Jaciele Sotero Dos Santos says:

      Oi! Eu quero saber se para começar aprender japonês é necessário entender os caracteres nesse caso hiragana, katakana e kanji e só depois começar aprender as palavras? E nesse caso se é necessário ter um mapa das regras gramaticais, para ter a compreensão geral, então por onde começar?

      • -7.1
        Fórmula Fluente says:

        Oi Jaciele,

        O mapa da gramática não está relacionado aos diferentes alfabetos. Há um vídeo/capítulo no Farol chamado “lego linguístico” que explica a diferença. Estas letras foram palavras, e não frases. Portanto, são como vocabulário, e não gramática, ou seja, devem ser memorizadas.

        Mas comece com romanji para aprender as palavras primeiro.

        Abraço

    10. -8
      Jaciele Sotero Dos Santos says:

      Algo que achei muito interessante que irá ajudar nos estudos, é usar o programa word para aprender novas linguagens, no meu caso eu configurando o meu teclado para o inglês eu posso assistir os seriados tranquilamente e escrever no word as palavras que escutei, assim ele irá corrigir meus erros, mas não é só isso podemos mudar as configurações do teclado para o japonês também, este é o percurso.

      Painel de controle> Região e idioma > Teclados e idiomas > Alterar teclados > Geral > Adicionar > nesse lista procure japonês > é selecione microsoft IME > depois só aplicar, assim na barra de tarefas você pode escolher o teclado japonês, inglês ou outra linguagem que está praticando e aliais, para você escrever o que você quer em japonês terá que escrever em roma ji( como pronunciamos), para assim ele irá colocar na linguagem nativa.

    11. -9
      Jaciele Sotero Dos Santos says:

      Boa tarde! Eu prático inglês também, mas sempre tive interesse sobre o estudo da linguagem japonesa. Estou no zero, porém recentemente obtive algumas informações da comunidade. Thank you! Mesmo que alguns saibam sobre o que vou dizer agora, porém eu não sabia, então é bom compartilhar.

      A duas formas de leitura em japonês a tradicional que se lê de trás para frente e de cima para baixo, ela é mais usada nos jornais e mangás.
      E a também a ocidental como lemos usualmente.
      Ainda não comecei a estudar novas palavras. mas conheço um aplicativo chamado (rikaikun) esse aplicativo é para traduzir palavras em japonês para o inglês mas é usado no navegador, e também encontrei um site é este http://www.zeppan.com/title/klist, é um site só de mangás, são permitidos suas publicações por permissão dos autores, espero que os ajudem e também preciso do dicas para conseguir ler ou traduzir as frases e palavras do mangá de japonês para o português.

    12. -10
      Nilton Camargo says:

      ,
      みな三個にちわ!私のなまえわ カマルゴ ニルトン です よろしく おねがいします。
      Boa tarde pessoal, eu me chamo Camargo Nilton, e hoje quero dividir com vocês um ótimo aplicativo que está sendo muito produtivo no meu estudo de NIHONHO,nemo Japonês, é claro que nesse aplicativo, existe centenas de mais idiomas.e o mais fantástico é que o nemo também utiliza a técnica de “flesh card ” que o Frank nos ensina no Videos 4: Vocabulários{módulo 4 vídeo 3}baixe esse aplicativo e se surpreenda com ele, mas tem um porem, só da para baixar atrávez do “App Store”.abraço para todos.

    13. -11
      Giselle Tsunemoto says:

      Galera gostaria de indicar um livro pra quem estiver estudando kanji, se chama Kanji pictográfico, muito bom, ele assimila os kanji com desenhos que faz com que você lembre melhor de como escrever, é bem legal e me foi indicado pelo meu primeiro professor de nihongo.
      がんばりましょう!!! ;)

    14. -12
      Giselle Tsunemoto says:

      Oi pessoal tudo bem? Alguém sabe me recomendar um bom livro sobre gramatica japonesa, verbos e essas coisas? Eu já comprei alguns livros mas percebi que a maioria tinha algumas coisas escritas errado, então parei de ler porque acredito que se tem algo errado no livro ou na apostila não vale a pena confiar e continuar estudando e acabar aprendendo errado. Se alguém tiver um bom livro pra me recomendar eu agradeceria. Beijão

    15. -13
      Giselle Tsunemoto says:

      Minna, alguém conhece um bom site que ensina a gramatica japonesa?
      Bjus

    16. -14
      Giselle Tsunemoto says:

      みんなさんこんにちわ、常本ジゼレです。
      Estou começando hoje, conto com a ajuda de todos!
      よろしくおねがいします ;)

    17. -15
      Tatiana Teixeira says:

      おはようございます、みんなさん!
      名前はタチアナです。よろしくおねがいします。

    18. -16
      Adalberto Santos says:

      皆さん、こんにちは!Adalbertoです。日本語の事をたくさんべんきょうしたいので!よろしくおねがいします。 :)
      Espero que possamos aprender muito japonês juntos!
      これからがんばりましょう!

    19. -17
      Orlando Kunio Onishi says:

      Olá! Elyseu, que legal você gostar de japonês (idioma, cultura, costumes, etc). Eu ainda pretendo retomar o estudo de idioma japonês. Eu sou filho de japonês e e mãe nissei, portanto sou jum sansei (semi sansei). Meu pai dava aula na comunidade japonesa para os adultos, quando tinha 8 anos estudei japonês com uma nativa recém-chegada do Japão, frequentei por um mês e chequei aprender todo hiragana e uns 4 kanji. Não continuei porque fui “expulso” por “ajudar” colegas que tinha dificuldade, e a professora não permitia fazer isso. Numa manhã quando estava me preparando para a aula meu pai disse: você não precisa ir mais para aula de japonês. Eu disse: eu quero continuar! Então, meu pai disse que eu não ía ser aceito. Então, comecei ler mangás (shonem kurabu” (clube dos jovens” que meu tio assinava, aprendi somente com mangás e livros e revistas japoneses (heibon). Em 1977 procurando emprego em São Paulo, submeti à entrevista numa multinacional japonesa (Nisshinbo do Brasil) para intérprete e conquistei uma vaga entre 27 concorrentes. Nessa ocasião conseguia ler e entender shinbum (jornal da comunidade japonesa – São Paulo Shinbum e Jornal Paulista) em torno de 80%. Trabalhei por quase dois anos, quando fui para outro emprego. Mas, o segredo é a prática. Hoje passado 36 anos perdi todos os contatos com a comunidade e sem prática, regredi para uns 50%. Então, leia mangá é um excelente material para aprender o idioma porque a história de mangá tem enredo o que te dá a compreensão das frases homófonas com significados diferentes. Aprende também a entender a filosofia e costumes. Tem o famoso “Yamato Damashi”, um movimento social praticada na década de 70. Mata aimasho.

      • -17.1

        Olá. Que legal ! No momento já encontrei meios para estudar japonês com qualidade, mas que encrenca né, ser expulso da aula por ajudar. Realmente diferenças culturais marcantes, acho que é aquela visão de que cada um consegue fazer tudo esforçando-se, que é um pouco hardcore. Mas sobre os mangas concordo 120%, facilitam muito mesmo. Sobre seu emprego, estou com uma inveja saudável HAHAH’ , como você disse pratica é tudo, :D

    20. -18
      luis Yamaguchi says:

      ola estou comecando e tudo de bom a todos

    21. -19
      Elyseu Schenkel says:

      Que bom ler isso, cara eu curto muito o Japão em geral, cultura, costumes, musica..
      Até houve um fato curioso achei um blog de uma “americana Japonesa” o blog inteiro dela é em Inglês obviamente.. Tem uns 1000 posts, antes não conseguia ler nada de Inglês, depois que li uns 20 posts do blog dela consigo entender bem os textos, uns 90% do texto. Só tenho o problema de ter que traduzir do inglês pro Português isso é normal? Mas o mais interessante que é divertido! não achava chato, quando eu estudo com livros acho chato..
      Ei Frank, se você fosse estudar com Mangás e animações japonesas de que forma você faria isso?
      primeiro vou aprender o inglês, existem mangás já em inglês e animações dubladas também..
      Alguma ideia criativa e divertida? rsrs’

      • -19.1
        Frank Florida says:

        Olá Elyseu… Legal, 90% de compreensão já e de uma forma divertido, um bom resultado hein! :) Parabéns… Continue assim… Isso de ter que mentalmente traduzir para o português é uma boa pergunta para um webinário, vou anotar aqui! Sobre exercícios divertidos para fazer com mangas (ou qualquer seriado o filme), tem muitas dicas no módulo sobre “exercícios divertidos”, mas comece com essa dica aqui:

        http://blogdafluencia.com/um-exercicio-divertido-e-eficaz-para-aprender-idiomas/

        Abraço!

    22. -20
      Elyseu Schenkel says:

      Olá! Tenho muito interesse em aprender Japonês, gostaria de saber se a forma de vocabulário hipnótico funciona com Kanjis, decorrei o hiragana e katakana em 2 semanas rsrs’ e quanto ao vocabulário há algum site com lista de vocabulários usados, no meio de tantos símbolos como saber qual são os mais usados… haha tantas duvidas.
      Esuto muita musica e assisto muitas animações no idioma, imersão total rsrs.
      Acredito que estudar junto com o inglês nao confunda pois não tem nada a ver os dois idiomas..
      se alguém tiver alguma dica agradeço. abraços.

    23. -21
      David Davi says:

      Konbawa
      Hajimemashite watashi wa David desu.

      Japonês é minha meta. Estou me acostumando ainda em reconhecer os símbolos, no entanto ja sei diferenciar alguns hiraganas e katakanas, mas o kanji é um disafio, quanto a escrita e a pronuncia, pois parece que quando ele está próximos de outro kanji.. mudar o som. Parece ser algo impossível estou mas irei keep going on this path. Estou aprendendo alguma coisas bobas e só arrisco ainda o romaji, se alguém tiver dicas de um bom material para adquirir esse idioma, eu agradeceria.

      Mo nemasu ne oyasuminasai.

      • -21.1
        Frank Florida says:

        はじめまして David-さん!

        Bacana… Olha, eu recomendo primeiro aprender a escrever tudo em romanji, porque assim você vê um resultado com a fala e a compreensão muito, muito mais rápido… Logo você decora os hiragana e os katakana (são apenas uns 200!) com o método do vocabulário hipnótico e aí você vai embora… Para os kanji, utilize mnemônicos… Muito mais sobre todos esses assuntos nos outros módulos.

        Parece impossível mas colocando um pé na frente do outro você chega lá… Tem que dar continuidade até nos dias quando a gente não está vendo um resultado, pois isso apenas significa que estamos num platô… E como você viu no módulo 2, é no platô que a gente realmente faz progresso de verdade.

        またね…

        ~ Frank ~

    24. -22
      William Hatanaka says:

      Olá pessoal, atualmente estou estudando inglês para ter fluência nessa lingua. Moro no Japão, porém não tenho uma boa fluênica, será o segundo idioma que aplicarei os métodos do Farol da Fluência para me aperfeiçoar nesta língua. Pelo que o que sei da língua , se eu puder ser útil estou disposto a ajudar ok.

      • -22.1
        Joaquim Silva Neto says:

        Olá William,

        Estou iniciando os estudos com o Chines, tem muita diferença?

        • -22.1.1
          William Hatanaka says:

          Nossa Joaquim, desculpe pela graaande demora em respondê-lo. Estive um pouco ocupado com o meu trabalho….
          Bem, respondendo ao sua pergunta: Japonês e Chinês são duas línguas bem diferentes….
          Os ideogramas (kanjis) utilizados na língua japonesa são de origem chinesa. Em tempos remotos o Japão não possuía uma grafia e com a influência da cultura chinesa no país com o tempo adotou-se a grafia chinesa porém conservando as características da língua. Detalhes->http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanji.
          Juntamente com o kanji o japonês utiliza o hiragana e o katakana, que são grafias sem significados como o kanji, pois são somente sons.
          Não se sabem muito bem a origem do hiragana e do katakana, assim muitas lendas são criadas entorno desse assunto. Dizem que como as mulheres não podiam ter acesso ao conhecimento e assim não dominavam a grafia e quando isso foi possível, simplificaram os ideogramas criando assim o hiragana.
          A origem destes dois alfabetos esta descrito nesse link http://www.zashi.com.br/kanji/03a.php
          Abraços !!

    25. -23
      Rick says:

      Eu estudei japonês em 94…..arrumei uma namoradinha japonesa e ela estava me ensinando a falar.
      Na época estava estudando com livros para crianças que ensinavam como desenhar os hiraganas e katakanas….sempre obedecendo a ordem de cima para baixo e da esquerda para direita.
      Eu estudei tbm uma série de vídeos feito pelo Canal Cultura chamado “Vamos Falar Japonês” Se vc procurar no Youtube, vc achará.
      Em alguns meses, conseguia ler bastante, apesar de não entender muito.
      Em uma conversa, conseguia entender o contexto, conseguia falar frases simples e básicas….
      Aí o namoro acabou, ela voltou pro Japão e eu parei de estudar….rsrsrs
      Mais ainda lembro alguma coisa….

      Fiquem atentos a formação de frase, a estrutura do japonês é diferente….eles falam parecidos com o Mestre Yoda de Star Wars, colocando o verbo sempre no final….rsrsrs.

      E outra coisa….os japonês falam muito, mas muito rápido….quando for treinar o ouvido, acostumem-se com essa correria do idioma….rs

      Boa sorte!
      Rick