• Back To Membros Home
  • Treinamento Exclusivo

    Aqui você pode postar as suas perguntas… O Farol da Fluência contém vários treinamentos de vídeo, onde as perguntas serão respondidas. Essa área é designada para perguntas sobre idiomas… Para suporte técnico, envie um e-mail para vipfarol@formulafluente.com.

    Deixe a sua pergunta aqui:

    Leave A Reply (1,469 comments so far)

    1. 1
      Ronaldo Junior says:

      Bom dia Frank, uma pergunta, um amigo meu me falou que ele leu que pesquisas dizem que estudar enquanto ouve música é bom, ele não explicou nada, só disse isso, então não dei muita bola, mas ai eu parei pra pensar, música faz parte do lado direito do cérebro, então se eu quisesse decorar palavras, por exemplo, fazer isso enquanto ouço uma música me ajudaria a memorizar melhor pois o lado direito estaria mais ativo? Ou seria só uma distração?

      • 1.1
        Frank Florida says:

        Você está certo Ronaldo, escutar uma música instrumental de fundo pode aumentar a concentração para muitas pessoas (apenas instrumental, porque o vocal pode distrair sua mente consciente com a letra da música). Uma exceção é para músicos profissionais como eu… se você tem treinamento musical, qualquer música vai provavelmente te distrair, porque seu cérebro automaticamente começa a dissecar e analisar as harmonias, escalas e assim por diante. Mas para 90% das pessoas, uma música de fundo instrumental parece ajudar no foco. Resumindo – faça um teste. Tente e veja se funciona para você. :)

        Abraço

        ~Frank~

    2. 0
      Ronaldo Junior says:

      Bom dia Frank, outra dúvida: qual tipo de exercício você faz para tornar a conjugação de verbos uma abilidade inconsciente mais rápido? Como o primeiro e único idioma que eu estudei até a fluência foi o inglês eu nunca me preocupei com aprender a conjugar verbos, mas agora é necessário, dá uma força ai.

      • 0.1
        Frank Florida says:

        Oi Ronaldo,

        Primeiro, diferencie os verbos regulares dos irregulares… depois, memorize os verbos irregulares da mesma forma que você faria com o vocabulário, e pratique os verbos regulares… faça os “drills”, ou seja, vários exercícios em sequência para praticar diferentes combinações e permutações até que não cometa mais erros (ou cometa apenas poucos erros).Como os americanos dizem: “if you do the drills, you’ll get the skills”. :) (se você fizer os exercícios, obterá as habilidades)

        Abraço

        ~Frank~

    3. -1
      gabriel barroso says:

      Fala aí! frank .. queria saber se atualmente vc vem estudando algum idioma? como tem sido os seus progressos? estaria muito interessado em ouví-lo?

      • -1.1
        Frank Florida says:

        Oi Gabriel,

        Não estou aprendendo nenhum idioma nesse momento… estou nas Filipinas, onde o inglês é a língua oficial e todo mundo é fluente, com um sotaque americano claro.

        Abraço

        ~Frank~

    4. -2
      Ronaldo Junior says:

      Frank, você recomendaria os exercícios divertidos com séries e filmes para quem já está um pouco mais avançado ou, mesmo tendo que começar com legendas em português e bem devagar por causa de falta de compreensão auditiva(ou seja, falta de pensar na língua estrangeira), quem é iniciante deveria fazer esses exercícios também, queria começar a fazê-los, seria um ótimo passo para viciar nos estudos do russo, mas eu teria que começar bem devagar, qual o seu conselho professor?
      Bom dia.

    5. -3
      Adilson Pereira da Costa says:

      Professor Frank qual dessas plataforma de aprendizado é melhor para seguir com o farol http://www.wlingua.com/pt/ https://www.busuu.com/pt/ http://www.memrise.com/ https://pt.duolingo.com/ qual da melhor resultado

      Professor monta uma plataforma para ensinar inglès , francês, espanhol e italiano

      Obrigado

      Adilson Pereira da Costa

      • -3.1
        Frank Florida says:

        Oi Adilson,

        Desses 4, o duolingo é o melhor. E talvez eu faça um curso só de inglês…. isso é algo que venho pensando já há algum tempo.

        Abraço

        ~Frank~

        • -3.1.1
          Adilson Pereira da Costa says:

          Muito bem, estou aguardando o inglês fluente do farol da fluencia

        • -3.1.2
          gabriel barroso says:

          Sem querer me meter, mas me metendo na conversa.. Frank vc realmente poderia montar dentro do seu tempo disponível, é claro, esse plano adiante,pois assim há vários efeitos colaterais benéficos, como: 1- Não há materias de alta qualidade tão bons assim no português para inglês, imagine pros outros idiomas.
          2- assim vc firmaria todos os seus passo-a-passo desse curso de um jeito feito na Práticaa. dando assim um jeito de realmente seguir seus SUCESSOS no quesito idioma!
          e etc… ESPERANÇOSAMENTE AGUARDANDO A CHEGA DO INGLÊS FAROL DA FLUÊNCIA!

          • -3.1.2.1
            Frank Florida says:

            Oi Gabriel,

            Obrigado pelo seu feedback. Esse é um pedido que recebemos com frequência, então isso pode acontecer no próximo ano… vou te mantendo informado.

            Abraço

            ~Frank~

    6. -4
      Sarah Silva Sarah silva says:

      Eu fico na dúvido em como estudar a gramática e quando pego um livro biligue pra lê, fico pensando se já paro pra analisar a estrura gramatical das frases.

      • -4.1
        Frank Florida says:

        Oi Sarah,

        É uma boa ideia analisar a estrutura gramatical das frases. O melhor exercício é traduzir do português para o idioma sendo estudado, pois essa é uma forma de se testar e ver se está acertando.

        Abraço

        ~Frank~

    7. -5
      Sarah Silva Sarah silva says:

      Frank, lembrei de você nessa semana, pois conhecir um professor que usava o chamado método natural de aprendizagem para ensinar francês, ai ele dava várias frases em francês e a tradução em português e o aluno precisava memorizar o audio e as frases. Pois, ele agora mudou o método dele e passou a explicar a lógica gramatical das frases, pois as pessoas estavam cheias de dúvidas com as frases. E o pior é que o curso dele é mais caro que o seu. Coclusão: fuja desse negócio de método natural, o segredo é vocabulário, gramática e audio nativo.

      • -5.1
        Frank Florida says:

        Obrigado pelo comentário Sarah, é claro que é muito bom ver essa confirmação, mas não fico surpreso com isso :-)

        ~Frank~

    8. -6
      Sarah Silva Sarah silva says:

      Frank, como saber a ordem a seguir no estudo da gramática?

      • -6.1
        Frank Florida says:

        Oi Sarah,

        Recomendaria começar com o presente simples…depois o passado simples….depois o futuro. Nessa ordem. Com essas três formas, um aluno consegue improvisar e se expressar em praticamente qualquer situação. E, então, expanda a partir daí.

        Abraço

        ~Frank~

    9. -7
      Adilson Pereira da Costa says:

      Professor Frank o metodo mosalingua https://academy.mosalingua.com/mosaweb-1-euro/?lang=pt-br é bom para nos ajudar a aprender idioma?

      Obrigado

      Adilson Pereira da Costa

      • -7.1
        Frank Florida says:

        Ou Adilson,

        A resposta é não – na descrição diz memorizar as palavras e frases mais úteis. Eu NÃO recomendo memorizar frases… isso faz com que você fique limitado às frases que memorizou, enquanto que um aluno que memoriza palavras e compreende logicamente a estrutura do idioma pode fazer milhões de frases diferentes.

        Abraço

        ~Frank~

      • -7.2
        Sarah Silva Sarah silva says:

        Adilson, usei o mosalingua, mas não gostei. Acho que há formas mais interesantes de aprender. A única coisa que achei bom foi o uso de flashcard.

    10. -8
      Ronaldo Junior says:

      Bom dia Frank, tenho uma dúvida, todos os passos do plano de estudos me pareceram muito interessantes, menos um, a tradução para o português, isso não é um exercício passivo? as suas justificativas para fazê-lo são que é interessante para, uns dias depois, traduzir de volta ao idioma original, e assim criar frases, mas caso eu já tenho algumas formas boas pra criar frases, mantendo o controle de qualidade, seria interessante excluir tradução do meu processo? e ficar apenas(levando eu consideração escrever o que você ouve do diálogo) com o ditado(que eu achei bem mais eficiente, porque treina ortografia e compreensão auditiva)
      Obrigado.

      • -8.1
        Frank Florida says:

        Oi Ronaldo,

        Traduzir a frase para o português é provavelmente o menos importante dos 10 passos. A finalidade é ver se você realmente entendeu tudo. É um “controle” das habilidades passivas, só para ter certeza de que realmente estejam presentes. As habilidades ativas são mais difíceis, mais importantes e eu recomendo passar muito mais tempo praticando elas. Se você está confiante de que entendeu tudo, você pode pular a parte de traduzir para o português… os 10 passos foram desenvolvidos para cobrir todas as bases e para praticar sistematicamente cada habilidade necessária, uma por uma. :)

        Abraço

        ~Frank~

    11. -9
      Ronaldo Junior says:

      Bom dia Frank, gostaria de um conselho, comecei a estudar russo e está muito interessante, mas eu percebi uma coisa, a gramática russa é bem complicada em relação à substantivos, adjetivos etc, são os famosos ”declensions”, talvez você já ouviu sobre isso, por isso quando eu procuro o significado de uma palavra no google translator ou em outros recursos aparecem palavras russas com uma estrutura parecida, mas com uma terminação diferente(os declensions), por isso existe o risco de eu selecionar uma dessas palavras como a tradução da palavra que eu estava procurando e na verdade essa palavra que eu selecionei pode ser apenas uma das formas que a palavra pode ter dependendo do papel dela na frase, ou em outros recursos aparece apenas uma palavra como tradução e eu não sei se seria essa a tradução ”base” ou seria mais um dos declensions, então seria interessante ir pegando palavras russas que não possuem essa característica, como preposições e conjunções, ou eu deveria ler um resumo sobre os declensions dos substantivos quando eu quero saber a tradução de um substantivo, os declensions de um adjetivo quando eu quero saber a tradução de um adjetivo, as terminações dos verbos etc(o que eu não sei se seria bom, porque isso meio que iria contra a ideia dos pequenos pedaços)?

      • -9.1
        Frank Florida says:

        Oi Ronaldo,

        Infelizmente, russo não está entre uma das línguas que estudei, mas várias outras línguas têm uma gramática similarmente complexa. Em alemão, por exemplo, temos 4 tipos de “kasus” e eles também modificam as palavras… neste caso, não podemos confiar em um software de tradução como o Google tradutor. Este software pode apenas ser usado como uma referência, para entender a ideia geral de um texto… e não como um recurso confiável de gramática correta.

        No seu caso, eu estudaria em “pequenos pedaços”… esse é sempre um bom conselho. De forma ideal, isole uma das regras e pratique ela, em várias estruturas diferentes de frases. É importante ter certeza que as frases que você está trabalhando estejam corretas. Falo disso nesse áudio: http://screencast.com/t/Qt2amelTO8I

        Em caso de dúvida, faz sentido trabalhar com um nativo que queira aprender português. Se você já fala inglês, eu definitivamente recomendaria usar um curso de russo em inglês, pois haverá um número muito maior de opções. Você já tentou o duolingo?http://screencast.com/t/Qt2amelTO8I

        Abraço

        ~Frank~

    12. -10
      Tiago Guimarães da Silva Guimarães says:

      Olá Frank, como vai!!! Quanto tempo!!!! To passando pra dar uma motivada na pessoal e para perdir uma ajuda. Bem, hoje sou fluente em ingles, isso não seria possivel sem a ajuda do Frank e da formula da fluencia..Quando comprei seu curso eu era nivel basico pra intermediario. Tinha um intercambio marcado e estava querend chegar naquele nivel que vc larga os livros e fica na imersão completa no pais de lingua estrageira. Comprei o curso do Frank, devorei os conteudos, apliquei tudo no meu aprendizado e consegui evoluir muito ate o ponto de manter uma conversa com um nativo sem muitos problemas. Fiz a mala e fiquei 2 meses nos EUA em imersão total, sem medo de me espor ao idioma e aos desafios. Fiquei em casa de familia americana e todos os dias jantavamos juntos e conversavamos por horas. Voltei fluente e muito agradecido ao Frank e seu curso. Realmente funciona, vale a pena cada sacrifio. Hj vejo que não aprendi só o ingles, mas aprendi como aprender qualquer idioma. Obrigado Frank, valeu cada centavo. Agora vou para um novo nivel, ate entao totalmente desconhecido pra mim. Vou pra uma universidade no Canada. Para isso preciso me submeter a um teste de proeficiencia, escolhir o Toefl. Estou elevando meu nivel de ingles a niveis gigantescos. Estou estudando desde janeiro minha prova vai ser em dezembro. E a dificuldade tem sido como conseguir estruturar ideias academicas com pronuncia perfeita e de forma tao criteriosa. Frank seu que vc não é profissional em teste de proeficiencia, mas preciso da sua ajuda. Ja terminei meu curso preparatorio para o toefl, ja fiz todos exercicios e agora preciso elevar meu speaking a um nivel academico muito bom. Sinto tambem que minhas estruras e portugues atrapalharam na formulação de estruturas complexas da ligua englesa. Frank, qual a melhor maneira de elevar meu nivel de speaking a um nivel academico e complexo??? Como adquirir estruras academicas da lingua inglesa em apenas dois meses?

      Obrigado!
      Graças a vc ja domino a ligua pra resolver situações do dia a dia. Mas agora preciso da sua ajuda pra chegar e esse nivel mais complexo. Grande abraço

      • -10.1
        Frank Florida says:

        Hey Tiago – que história incrível… parabéns no seu sucesso, é realmente fantástico!

        Agora… a sua pergunta – eu nunca fiz o Toefl e eu considero estes tipos de testes muito útil. O que é realmente importante é que você domine a língua. Dito isso, eu entendo que um pedaço de papel ainda é necessário em muitas circunstâncias, então vamos ver se conseguimos fazer com que você consiga esse pedaço de papel. Como um dos meus mentores costumava me dizer – na pior das hipóteses, você pode depois dobrar o papel debaixo de uma mesa instável para estabilizar a mesa. :)

        O primeiro passo que recomendaria seria identificar os pontos fracos ESPECÍFICOS nas suas habilidades acadêmicas de inglês. Você disse que as estruturas de frases de português atrapalham… nesse caso, podemos voltar para o método da Fórmula Fluente de traduzir frases do português para o inglês e comparar essa tradução com a de um tradutor profissional (ou pedir para um nativo corrigir a sua tradução). Dessa forma, você pode ver onde os erros acontecem e porque. Depois, foque nos pontos fracos específicos.

        Assim que tiver identificado as causas de seus erros e levado eles para um nível em que esses erros se tornem menos frequentes, você deve buscar a conversação (idealmente com nativos) com parceiros que estejam interessados no mesmo assunto. Ler e postar em fóruns na internet também podem ser uma ótima maneira de praticar esse tipo de habilidade.

        O ponto principal, nesse nível avançado, é realmente a IMERSÃO. Se você continuar praticando o idioma, vai eventualmente aprender tudo meramente através da exposição. Mas se você quiser acelerar esse processo, você precisa se aperfeiçoar nos pontos fracos e erros ESPECÍFICOS que está cometendo, identificar suas causas e abordar estes… ou seja, reaprender e estudar os conceitos gramaticais subjacentes que ainda estão causando erros.

        Bons estudos!

        ~Frank~

    13. -11
      Ronaldo Junior says:

      Bom Dia Frank, duas dúvidas sobre a técnica dos flash cards. 1. você mencionou 5 caixinhas, começamos colocando todas na primeira, as que acertamos colocamos na segunda e assim por diante, isso significa 5 revisões certo? pergunto porque me lembro de você falando algumas vezes que não devemos perder tempo revisando palavras que já aprendemos, revisar mais 4 vezes uma palavra que eu talvez já me lembrei na primeira revisão não seria perder tempo? 2. essas 5 revisões devem ser feitas todas no mesmo dia, eu faço o exercício do vocabulário hipnótico em um dia e no dia seguinte eu reviso as palavras 5 vezes?

      • -11.1
        Frank Florida says:

        Oi Ronaldo,

        Correto, você começa colocando as palavras na primeira caixinha, as que acertar coloca na segunda caixinha, e assim por diante. As que errar, deixa na caixinha que está.

        A ideia é usar uma caixinha por dia e, então, 5 dias no total. Então, você estuda palavras novas com o método do vocabulário hipnótico e as coloca na caixinha 1. No dia seguinte, você revisa e as que acertar passa para a caixinha 2. No outro dia, revisa as palavras e passe para a próxima caixinha. Faça isso até as palavras passarem pelas 5 caixinhas. Se uma palavra for muito fácil e você já a memoriza após 1 ou 2 dias, pode retirá-la da caixinha, mas volte a revisá-la 2-3 semanas depois para ter certeza que realmente memorizou essa palavra.

        Abraço

        ~Frank~

    14. -12
      Sarah Silva Sarah silva says:

      Oi, Frank. Muita gente fala pra não aprender com gramática e hoje vejo que isso é um grande erro, a gramática é a ligação dos vocabulários. Quem não entende gramática, vai sempre ter dificuldade lá na frente e vai sempre ter uma aprendizagem limitada. Outra coisa interesante é que hoje não faço nenhum exercício que pede para passar para o português pq realmente esse tipo de exercício faz a gente se enganar. Antes fazia muito isso e hoje vejo que o ideal é passar do português para a língua que estou aprendendo. Isso sim força o cérebro a aprender.

      • -12.1
        Frank Florida says:

        Hey Sarah, obrigado pelo comentário… é isso aí minha amiga… essa é uma das principais diferenças entre o Farol e os outros métodos, e a razão pela qual vemos alunos aprenderem 6 idiomas em 18 meses, ou um idioma em 4 meses, se eles realmente aplicarem o método e se dedicarem. Muito bom ouvir sobre a sua conquista (descoberta). Continue assim e muito sucesso!

        ~Frank~

    15. -13
      Ronaldo de Oliveira says:

      Bom dia!
      Quais são os vídeos que explicam sobre como melhorar p listening?
      Att.

    16. -14
      antonio junio junio says:

      oi Frank,
      Tenho uma pergunta com relação ao sistema de revisão. Qual sistema de revisão seguir seguindo o curso com lições?

      Desde ja agradeço.

    17. -15
      Sarah Silva Sarah silva says:

      Franck, com o método do vocabulário hipnótico mais os exercícios de escolher vídeos em inglês e escrever as falas em inglês, já vejo meu inglês melhorando MUITO e etsou quase chegando ao nível que eu queria. Até o início do próximo ano, predendo fazer imersão em sites de bate papo via skype com professores nativos. Agora, uma coisa que eu não sei se você falou, mas acho interesante comentar. Muitos livros de ensino de língua são escritos apenas na língua estrangeira, acho que isso não é bom para quem está começando, o ideal então seria livros com tradução em português? Eu estou escolhendo um material de francês e obtei por um com tradução para o português, pois estudo sozinha e não tem professor para traduzir esse materia didático.

    18. -16
      gabriel barroso says:

      OLÁ Frank Flórida!!! Vc por gentileza poderia me aconselhar um site ou blog que contenha todos os pilares necessários na aplicação dos 10 passos do plano de estudos, ou no mais, eu poderia usar séries na aplicaçao do mesmo ? Grato e sedento pela resposta.

    19. -17
      Ronaldo Junior says:

      Frank, não lembro em qual módulo que era, mas você explicou algo que os músicos fazem para se lembrar de algo que eles esqueceram, ele ”se fingem de burros”, ”desligando” o lado esquerdo(era esquerdo? não lembro xD) do cérebro, já que a memória é função do lado direito, essa dica seria útil em provas e testes, eu não entendi muito bem como fazer isso, poderia, se possível, explicar de forma um pouco mais detalhada?

      • -17.1
        Frank Florida says:

        Oi Ronaldo,

        O lado esquerdo do cérebro é o nosso cérebro racional, e se ficamos nervosos, esse lado só atrapalha. Se você fez seu trabalho e estudou direito, mas não consegue lembrar de algo durante um teste, é provavelmente seu consciente atrapalhando seu subconsciente…. seu subconsciente sabe a resposta, na verdade o subconsciente nunca esquece de nada. Quando você para de se esforçar e “desativa” o consciente, isso pode ajudar a deixar o conhecimento do subconsciente ir para o consciente.

        Quando o lado direito do cérebro está ativo e o lado esquerdo está completamente desligado, você pode perceber mudanças na expressão facial das pessoas… a boca fica meio aberta, os olhos meio fechados, a pessoa tem quase uma expressão de uma pessoa com deficiência. Às vezes você pode observar isso em músicos que estão profundamente absorvidos em uma performance muito emocional. Mas assim como esse estado emocional causa essa expressão facial, também pode acontecer o contrário… você pode desencadear o estado fazendo primeiro a expressão facial (como quando você começa a sorrir e depois de alguns minutos se sente mais feliz). Diversos estudos já demonstraram isso.

        Tente e veja se funciona com você! Músicos profissionais usam essa técnica para perder o medo do palco, e funciona.

        Abraço

        ~Frank~

    20. -18
      Marcelo Filho says:

      Olá Frank,
      Estou usando o método do vocabulário hipnótico para aprender novas palavras e depois passo todas essas palavras novas para os flash-cards para não esquece-las, você acha que estar correto? Outra dúvida, devo aprender a gramática enquanto estudo as palavras ou depois de saber pelo menos 1000 palavras?

      • -18.1
        Frank Florida says:

        Oi Marcelo,

        Muito bom o que está fazendo com o vocabulário usando as duas técnicas, a do vocabulário hipnótico e a dos flash cards. Mas recomendo que também estude a gramática, pronúncia, listening, etc. para cada lição. Se você seguir os 10 passos do plano de estudos, estará praticando todos os pilares da fluência em cada lição.

        Abraço

        ~Frank~

    21. -19
      Sarah Silva Sarah silva says:

      Frank, seu curso é fantastico. Aliás, devorei uma boa parte do material do seu curso e até peço desculpas por ter feito algumas perguntas que seu curso responde, mas eu ainda não tinha lido. Estava com muita sede ao pote. E inclusive resolvir mudar de estratégia, eu estava estudando inglês e francês, mas notei que seria mais interesante pra mim focar apenas no inglês até eu ter a fluência que preciso, isso em 3 meses mais ou menos de dedicação, pois já tenho uma boa base de inglês. E depois parto para o francês, pois achei sites muito bom que ensinam francês, mas que é necessário saber inglês, então o inglês abre as portas da internet como você mesmo disse em um dos seu vídeos. Seu curso vale ouro, muito bom, fantastico.

      • -19.1
        Frank Florida says:

        Fantástico Sarah… fico feliz em saber disso! A maioria dos alunos que escreve comentários como o seu acabam sendo muito bem sucedidos. Tenho certeza que você vai se dar muito bem nos estudos e espero escutar sua história de sucesso quando esse dia chegar!

        Abraço

        ~Frank~

    22. -20
      Sarah Silva Sarah silva says:

      Frank, obrigada pela resposta do threshold. Em inglês, eu já estou nesse estágio. Consigo manter uma conversa básica e consigo também lê coisas básicas. E noto que o Duolingo no inglês está se tornando muito fácil e chato, você acha que eu devo parar o Duolingo e partir para outros desafios? E quais desafios você me recomenta? Já no francês ainda estou no básico, então vejo que o Duolingo me ajuda bastante, mas fico querendo lê sites e livros em francês, mas acho que ainda não seja a hora. Como você diz eu tenho que ter o básico da língua e meu francês está bem longe do básico. O que é flow state?

      • -20.1
        Frank Florida says:

        Oi Sarah,

        Ótimo progresso, parabéns. Sua intuição está te guiando corretamente… deixe o duolingo e passe para outros desafios no inglês, se o duolingo está muito fácil e tedioso, mas mantenha seguindo o duolingo para francês, porque ainda será válido para você. Perfeito!

        Flow state é explicado no Farol… é uma sensação de estar totalmente imerso em uma atividade, com total concentração mental, envolvimento e prazer no processo da atividade. Esse estado é alcançado quando uma tarefa não é nem muito difícil nem muito fácil, e quando nós constantemente recebemos um feedback imediato do quanto estamos indo bem. Se você gostaria de saber mais sobre isso, dá uma olhada no livro “Flow” de Mihaly Csikszentmihalyi, o autor húngaro que inventou o termo “flow”

        Abraço

        ~Frank~

    23. -21
      Ronaldo Junior says:

      Frank, usei o conselho de ouvir uma música para o alfabeto e consegui aprender o básico do cirílico russo em 2 dias(básico do alfabeto), eu tenho uma dúvida, provavelmente já sei a resposta, mas só pra ter certeza eu vou perguntar, aprender o alfabeto desse jeito é interessante, mas não o ideal certo? porque eu percebi que eu memorizei, por causa da musiquinha, a sequência das letras, por exemplo : X, Ц, Ч, Ш, Щ. Essas foram as que eu mais memorizei em sequência, quando eu vejo uma eu preciso lembrar da música, da sequência, para ai sim lembrar do som, então o ideal seria mesmo o exercício que você recomendou de escrever em português com o alfabeto em cirílico, agora a pergunta : o ideal é escrever no papel ou no computador? qual vai me fazer memorizar os sons e as letras correspondentes do alfabeto todo melhor?
      Abraços.

      • -21.1
        Frank Florida says:

        Oi Ronaldo,

        Sim, o ideal é que aplique o método recomendado no Farol, em vez do método que não está funcionando da forma como deseja.

        Quanto a sua outra pergunta, eu sempre uso papel e caneta. A escrita à mão cria um link mais forte na mente, sendo mais eficiente para a memorização.

        Abraço

        ~Frank~

    24. -22
      Vanessa Mamede says:

      Olá Frank, estou aplicando o plano de estudo e vejo progressos no vocabulário, na formação de frases, na pronúncia e na escrita, mas ainda sinto muita dificuldade para entender os diálogos, principalmente, quando são falados mais rápido (nativos?). Pego palavras soltas, mas tenho dificuldade de juntá-las e entender. Como poderia focar mais nesse ponto em que estou tendo muita dificuldade em avançar.

      • -22.1
        Frank Florida says:

        Hey Vanessa, boa pergunta! Na verdade, outro aluno já fez a mesma pergunta algum tempo atrás aqui na comunidade, mas talvez você não tenha visto minha resposta… vou colar aqui para você.

        O conselho básico para trabalhar no listening é:

        1. Assista filmes com legendas em inglês.
        – Se for muito difícil para você, diminua a velocidade usando o VLC
        – Veja frase por frase e identifique as palavras que estão causando problemas
        – Adicione essas palavras à lista de vocabulário e as estude sistematicamente como sempre fazemos

        Esse passo a passo irá eliminar todos os obstáculos, um por um.

        Revise também o seguinte material do Farol: http://formulafluente.com/membros-home/perguntas-videos/modulo-6-video-5/

        Abraço

        ~Frank~

    25. -23
      Sarah Silva Sarah silva says:

      Frank, o que é threshold? Estou gostando muito do seu curso. Abraços.